Saiba como um software de gestão transformou a rotina, o atendimento e as vendas nos pet shops e clínicas veterinárias
Um problema sempre foi muito comum entre os médicos veterinários e empresários do setor pet em todo o Brasil: a imensa lista de tarefas, planilhas e funções para administrar ao mesmo tempo. Trabalho muitas vezes manual que exigia muita mão de obra, além de tempo.
A gestão do controle de estoque, por exemplo, se feita de forma manual, através de planilhas do Excel, rouba mais da metade do tempo de trabalho e, por estar mais exposta à falha humana, impõe riscos que podem comprometer a sobrevivência do negócio. Da mesma forma, o controle de agendas, consultas e vacinas que requer um trabalho minucioso para atender às demandas da empresa e, especialmente, dos clientes.
A solução encontrada pelos profissionais para resolver o problema, otimizar o trabalho, reduzir custos e melhorar o atendimento foi o uso da tecnologia e informação. Por meio da instalação de um software de gestão exclusivo para o setor, as empresas automatizaram todos os processos e unificaram todos os serviços em um só sistema integrado para pet shops e clínicas veterinárias chamado ZettaPet.
O software integra e automatiza todos os processos gerenciais das empresas do setor, desde o agendamento de banhos, tosas, vacinas e consultas até o controle de estoque e a emissão de relatórios e documentos fiscais. Com as informações centralizadas em um lugar só, o gestor pode acompanhar de perto todos os processos e integrar todos os dados no momento que precisar e com relatórios financeiros detalhados: número de clientes atendidos, quanto cada um gera de lucro, contas a pagar e a receber, quais os produtos e serviços com maior lucratividade e em qual área vale a pena investir mais.
Solução completa melhora resultados
A solução foi fundamental para melhorar o trabalho na clínica da médica veterinária Sara Campos da Silva.
“O sistema junta o que conhecemos de melhor em relação a outros sistemas. A ficha de atendimento integra os serviços de todos os setores da clínica, de forma muito clara e intuitiva, possibilitando visualizar todo o histórico de determinado paciente em um só lugar. Também me deixa muito satisfeita os controles gerenciais e financeiros disponibilizados e o suporte da empresa, sempre interessada em melhorar o programa,”, sublinha Sara.
Para o empresário Guilherme Perrone, da Rede Planeta Pet, a diversidade de ferramentas disponibilizadas pelo sistema fez a diferença no seu negócio.
“O sistema é muito completo. Ele te dá a oportunidade de ter 100% do controle da sua empresa: sistema on-line; relatórios sobre tudo, vendas diárias, ranking de clientes, média de margem de lucro, mark-up, etc; controle de banho e tosa, com comissões, datas de aniversário dos pets e clientes, quantidade de serviços feitos, relação de aumento de faturamento mês a mês. São muitas vantagens”.
A médica veterinária Ana Silva cita o atendimento personalizado aos clientes e a otimização do trabalho na clínica como maiores diferenciais do software para sua empresa.
“O ZettaPET não só facilitou a minha rotina de médica veterinária na parte clínica, mas também organizou todo o pet shop. Pois como ele abrange todas as áreas, desde avisos de vacinas até controle de banho e tosa, fez com que nosso rendimento melhorasse em geral. Além disso, com as ferramentas do ZettaPET conseguimos controlar cada um de nossos pacientes, o que faz com que o nosso cliente perceba a atenção diferenciada que conseguimos proporcionar ao seu animalzinho, elevando o feedback positivo da Clínica no lado profissional e econômico”, detalha.
Outra profissional que ganhou com a maior organização e agilidade oferecidas pelo sistema foi a médica veterinária Denise Vogel Cortina Bento. Ela instalou o software logo que abriu sua empresa e levou o sistema também para seu novo empreendimento. “O software foi fundamental, principalmente na maior organização do trabalho e da empresa. Ele permitiu também fazer alterações e melhorar ainda mais as funcionalidades para nosso negócio”.
Solução completa que também agradou o sócio proprietário da Clínica Animália, Matheus Hillard Farret. “O sistema tem nos ajudado bastante com relação à questão organizacional, tanto financeira quanto gerencial. A gente conseguiu organizar melhor a gestão e ter um controle maior do fluxo de caixa, de quanto a gente tem em estoque, quanto está entrando e saindo da empresa diariamente”.
Loja virtual integrada
Além de todo o gerenciamento automatizado, Felipe Doederlein, da Rede de Comércio de Rações Lupi Pet, criou com o sistema a sua loja virtual para ampliar as vendas. O próprio software ZettaPET permite a integração de e-commerce, o que foi fundamental para a expansão da Rede Lupi.
“O sistema agilizou tudo, desde o nosso trabalho interno até as vendas e a logística. Ele também avisa quando os produtos em estoque estão terminando, o que evita falhas na entrega. Hoje vendemos mais na internet do que nas lojas físicas. No comparativo, a diferença alcança 20% para o virtual. Com o e-commerce, nossas vendas totais crescem 15% ao mês. São cerca de 700 entregas por dia dentro do Rio de Janeiro”.
Como funciona
Desenvolvido pela empresa catarinense Zetta Brasil, o ZettaPET é um sistema de gestão integrado exclusivo para Pet Shops e Clínicas Veterinárias que simplifica a rotina e otimiza a gestão. Todos os processos são automatizados, desde atendimento, logística, controle do estoque, planejamento até a emissão de notas fiscais e relatórios.
O bônus do software de gestão é a integração de várias plataformas de e-commerce que permite a criação do sistema de delivery de produtos. Com a ferramenta, é possível ofertar todos os produtos individualmente em um catálogo virtual, com atualização automática de preços, descontos, controle de estoque e notas fiscais. Outro diferencial está na entrega mais ágil dentro da área de atuação do estabelecimento.
O ZettaPET está disponível em todos os estados do Brasil e conta com mais de 10.000 usuários. Para saber mais sobre o sistema e contratar o software, acesse o site do Sistema para Petshop, faça um teste gratuito ou entre em contato por telefone ou WhatsApp: (49) 3366 1011 | (49) 98813-5595.